Clique nos links e leia as matérias que já foram publicadas sobre o Veleiro Gaia:

"O projeto Volta ao mundo em Solitário e Solidário a bordo do veleiro Gaia Soul visa conscientizar e compartilhar boas práticas ambientais com a população das cidades “Gaia Soul” - pontos de parada do veleiro - sobre a importância da diversidade cultural e a proteção do meio ambiente, para que haja uma mudança de comportamento necessária para a transformação do cenário global atual.

Ver tese completa

Como és formosa, ó terra-mãe, e como és esplêndida! Respondes ao apelo da luz, e com altivez obedece ao sol.

És bela quando te vestes de sombra e quando pões no rosto a máscara das trevas.

São suaves as canções de suas auroras, e imponentes as aleluias de teus entardeceres.

O principal objetivo deste trabalho foia utilização de uma metodologia genérica para a caracterização ecossistêmica e a análise dos benefícios de sua aplicabilidade em outras áreas marinhas costeiras. Nelas, existem urgência de conhecimento ecológico, associado à necessidade de rápidas ações de manejo dos seus recursos. O programa utilizado mostrou-se como uma ferramenta de fácil aplicabilidade, sintetizando o conhecimento  científico para a área em estudo e fornecendo resultados rápidos e confiáveis.

Ver a tese completa

 

Na mitologia grega, Gaia é a personificação do planeta Terra. Companheira de Urano (Céu) e mãe dos Titãs (Gigantes), Gaia é representada como uma mulher poderosa e generosa com os seus filhos. E foi assim, inspirado pela deusa grega, que o cientista britânico James E. Lovelock elaborou a Teoria de Gaia, ou Hipótese de Gaia, que descreve o Planeta como um organismo vivo e capaz de gerar, manter e alterar suas condições ambientais.