Fundador e Diretor do Instituto Tellus, Marcelo Telles: é soteropolitano casado com Aline Telles, possue três filhos (Bruna 25 anos, Thaís 19 anos e Marcelo 11 anos). Formado em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) trabalhou no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos-BA, onde desenvolveu o projeto de “Levantamento da Carcinofauna dos recifes do ParNaMar dos Abrolhos-BA” financiado pelo WWF-Brasil. Realizou a tese de mestrado “Modelo Trofodinâmico dos recifes em franja do ParNaMar dos Abrolhos-BA”, defendida na FURG.

Durante as navegações, deverá contribuir com coletas científicas de microplásticos para a comunidade científica em geral.
Em 2013, Marcelo participou da expedição das Ilhas Falklands até a Ilha Geórgia do Sul (ida e volta) num veleiro de alumínio de 60 pés, perfazendo um total de 1.700 milhas navegadas.
Durante os dois anos de preparação do veleiro Gaia Soul, velejou pelas costas Atlântica e Mediterrânea da Europa, o veleiro saiu de La Rochelle e atravessou o Golfo de Biscaia, passando por inúmeros locais, dentre eles Finisterre, Porto, Lisboa, Cadiz, Gibraltar, Cartagena, Ilhas Baleares, Barcelona, Hyeres, Saint Tropez e Gênova.

Atravessou, o oceano Atlântico em 2018, partindo da ilha de Madeira e chegando na ilha Santa Lucia. navegando no total, aproximadamente 6.000 milhas.

Assista ao vídeo e se inspire em seus projetos e sua jornada de vida!